Macaé está com inscrições abertas para aulas de informática básica 60+; saiba como participar
05/02/2025
(Foto: Reprodução) Curso, com duração de três meses, será oferecido para integrantes do Programa Cidade Melhor Idade. Curso de informática vai ensinar a pessoas 60+, em Macaé, a ter mais independência no mundo digital
Imagem de congerdesign por Pixabay
O Programa Cidade Melhor Idade em Macaé, no Norte Fluminense, está com inscrições abertas para as aulas de informática básica 60+. O curso, com duração de três meses, será oferecido para integrantes do Programa.
Para fazer parte do programa, basta ter mais de 60 anos de idade e levar RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e atestado.
Quanto às inscrições dos interessados para o curso de informática, devem ser feitas de forma presencial, na sede do Programa, que fica na Rua Marechal Deodoro, 564, no Centro. É preciso apresentar cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
Sobre o curso
O curso será dividido em três turnos, diariamente. Serão três turmas pela manhã, três turmas no início da tarde e três turmas no fim da tarde. Cada aula terá 45 minutos. E o curso básico terá duração de três meses.
“Tive a ideia de montar esse curso básico, porque muitos idosos dependem de netos, de filhos para poder aprender a mexer no celular, aprender a entrar na rede social, pedir um Uber. Alguns nem têm família próxima e dependem de estranhos. Às vezes, têm dificuldade até para acessar a câmera para tirar fotos. Esse curso vai ser básico, tudo isso para que eles tenham independência virtual”, explica Magali Oliveira, coordenadora do Programa Cidade Melhor Idade.
A expectativa do Programa é de, mais para frente, criar uma turma avançada, focando nos alunos que concluíram o curso básico. A ideia é atender aos integrantes do Programa e, depois, ao público geral.
“Vamos estudar isso para ver como eles vão se comportar nessa turma básica, a entrar em um site oficial, da prefeitura, do governo ou e-Gov. Muitos deles não sabem fazer nada disso. Já estamos com aulas experimentais com um instrutor de informática. O objetivo é esse: mais autonomia para que os nossos idosos se sintam mais valorizados, importantes e independentes”, conta a coordenadora.
O programa
O objetivo do Programa é a promoção do envelhecimento ativo e saudável da população por meio de medidas que possam contribuir para o bem-estar e uma melhor qualidade de vida.
Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo WhatsApp: (22) 99105-3160.
As atividades também podem ser acompanhadas pelo Instagram: @cidadedamelhoridade.